Arquivo do blog

BRASIL

BRASIL

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lista de países que mudaram de nome


Lista de países que mudaram de nome

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alguns destes países tiveram outras denominações designando seus mesmos territórios em épocas em que foram colonizados ou dominados por outros (como Gália, nome da França à época do domínio romano). Alguns outros, no entanto, submeteram-se soberanamente a mudanças de nome, fosse por razões de nacionalismo lingüístico (Burkina Faso, Sri Lanka, Zaire), adequação à grafia nativa diferente da adotada em português (Kampuchea, Myanmar) e ainda outros por razões de conveniência diversas.

O asterisco (*) denota grafia diferenciada para o mesmo nome etimologicamente.


 

Nota: desde a antiguidade que sobrevivem quase como sinónimos as designações das províncias romanas correspondentes a actuais estados europeus. São o caso de Gália (corresponde a França), Hispânia (corresponde a Espanha), Lusitânia (corresponde a Portugal) ou Germânia (corresponde a Alemanha).

 

Hispânia, Corresponde ao antigo nome da peninsula Ibérica(ainda hoje Hispânia é um nome alternativo a Peninsula Ibérica, e não uma alternativa ao nome Espanha) as provincias romanas (Hispania Ulterior e Ceterior) ficaram com o nome que já era dado à região antes de esta pertencer a Roma, ou seja a provincia Lusitânia é uma parte da Hispânia, assim como a Betica a Tarraconensis ou mais tarde a Cartaginensis e a Gaellicia, apesar do nome Espanha derivar de Hispânia não é uma equivalência, ao contrario das outras referências (Gália=França, Germania=Alemanha e Lusitania=Portugal) que são aceites, a correspondência entre Hispânia e Espanha é errada e ofensiva, pelo menos para os Portuguêses que são Hispanicos, mas não são, de todo, Espanhois.                                                     

Por favor Corrijam rapidamente o ERRO que esta neste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário