Arquivo do blog

BRASIL

BRASIL

terça-feira, 12 de julho de 2011

Homenagem do Google à Catedral de São Basílio que faz 450 anos atrai curiosidade mundial

Homenagem do Google à Catedral de São Basílio atrai curiosidade Mundial        (MATERIA TIRADA DO JORNAL  DIARIO DA RÚSSIA)







Em todos os países, internautas querem saber mais sobre a fantástica igreja russa


A imagem da Catedral de São Basílio, de Moscou, incluída no Doodle Google, despertou a curiosidade de milhões e milhões de internautas em todo o mundo, desejosos de saber mais sobre este que é o mais conhecido monumento da Rússia. A Catedral de São Basílio completa nesta terça-feira, 12, 450 anos de existência, e o Google Doodle, imagem com que o site de busca comemora feriados e eventos, celebra a data de modo simpático e elegante.
Ao comemorar o aniversário de fundação da Catedral de São Basílio, a Rússia não apenas realiza os ritos ortodoxos de celebração, mas também lembra o grande valor histórico desse complexo religioso que se tornou o mais importante símbolo do país. As cúpulas em forma de “cebola” do complexo religioso da Catedral de São Basílio, que guardam séculos de História da Rússia, se tornaram uma das mais reconhecidas marcas visuais de todo o mundo.

O Google Doodle, imagem com que o site de busca comemora feriados e eventos, celebra os 450 anos da Catedral de São Basílio - vista do fundo da IGREJA DE SÃO BASILIO
A Catedral de São Basílio, que até hoje se ergue majestosa na Praça Vermelha, em Moscou, foi construída por ordem de Ivã o Terrível, em homenagem à conquista russa de Kazan e Astracã. Segundo reza a lenda, o Czar Ivã gostou tanto do templo que mandou cegar o seu arquiteto, Postnik Yakovlev, para que ele não tivesse condições de construir uma obra parecida em outra cidade.
O templo originalmente conhecido como Igreja da Trindade foi consagrado em 12 de julho de 1561 e em seguida elevado à categoria de “sobor” (basílica, ou, menos corretamente, catedral). De acordo com a tradição, “Trindade” se refere ao santuário mais a leste da Igreja da Santíssima Trindade, enquanto o santuário central é dedicado à Intercessão de Maria. Juntamente com o santuário a oeste, a Entrada de Jerusalém, esses santuários formam o eixo principal leste-oeste (Cristo, Maria, Santíssima Trindade), enquanto os outros santuários são dedicados aos santos.
Cada um dos nove santuários tem uma única cúpula, representando cada um dos assaltos à cidade de Kazan. E a Catedral foi projetada de tal maneira que seu traço arquitetônico fosse uma figuração da Nova Jerusalém, o Reino Celestial descrito no Livro das Revelações de São João, o Divino.
Todo o desenho arquitetônico da Catedral de São Basílio é, assim, marcado por acentuado simbolismo místico. Todos os templos do complexo da Catedral de São Basílio contêm em seu interior belos ícones, pintura mural da época medieval e vários e importantes objetos de arte.
A Catedral de São Basílio é desde 1990 parte do conjunto do Kremlin e da Praça Vermelha, Patrimônio Mundial da UNESCO, o órgão das Nações Unidas voltado para a Educação, Ciência e Cultura. O edifício original – a Igreja da Trindade e, depois, Catedral da Trindade – era circundado por outros oito templos, um deles erguido sobre o túmulo de São Basílio.
Desde 1928, a Catedral também funciona como uma divisão do Museu Histórico do Estado. Recentemente, foram concluídas as obras de reforma do complexo, que demoraram 10 anos e consumiram 390 milhões de rublos, cerca de 22 milhões de reais.
As comemorações vão se estender por três meses, até 14 de outubro, quando a Igreja Ortodoxa Russa comemora o Dia da Intercessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário