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domingo, 13 de março de 2011

ENCONTRADAS AS DEZ TRIBOS PERDIDAS

ENCONTRADAS AS DEZ TRIBOS PERDIDAS
por Leo Shofar em Qua 16 Abr 2008 - 18:09

.ENCONTRADAS AS DEZ TRIBOS PERDIDAS




Por Asher Intrater


O
reino de Israel atingiu seu auge na época de Davi e Salomão,
aproximadamente 1000 anos antes do tempo de Yeshua. Durante o reino do
filho de Salomão, Roboão, as dez tribos do norte de Israel se separaram
de Judá e Benjamim. Desse modo, o reino foi dividido em tribos do norte
em Israel e tribos do sul em Judá.

Esta divisão tornou-se o objeto da esperança messiânica de
serem reunificadas pelo futuro Messias (Ezequiel 37:12). Há também um
sentido simbólico de que as tribos do norte representem a igreja
internacional, enquanto as tribos de Judá representem o povo judeu e a
nação de Israel. Todavia, esses dois pontos de vista são proféticos e
simbólicos, não históricos ou genealógicos.

As tribos de Israel ao norte foram levadas ao exílio pelos
assírios no século oitavo AC, e as tribos de Judá ao sul foram levados
ao exílio durante o século sexto. A Bíblia registra que, após o exílio,
Judá voltou para a terra de Israel durante o século quinto AC.

Uma vez que não há uma descrição maior da restauração das
tribos do norte, muita especulação e curiosidade têm surgido no
decorrer dos anos com relação à pergunta: “Onde estão as dez tribos
perdidas?”

Uma tendência interessante, contudo perigosa, é que muitos
grupos de seitas cristãs alegam ser descendentes das dez tribos do
norte. Isso abrange desde grupos do Japão aos nativos americanos.
Existem alguns elementos no Mormonismo e nas Testemunhas de Jeová que
fazem reivindicação semelhante. Isso já chegou a afetar até mesmo
partes do movimento Sionista Cristão.

A verdade é que não existem dez tribos perdidas. Na ocasião
da divisão do reino e dos exílios, uma determinada porcentagem de cada
uma das tribos do norte desceu e fixou residência na área de Judá.
Depois desse tempo, o nome Judá ou Judeus referia-se não apenas à tribo
específica de Judá, mas também à tribo de Benjamim, os Levitas e o
remanescente de todas as tribos do norte.

Não existem dez tribos perdidas. Todas as tribos de Israel
estão incluídas no que hoje chamamos o povo judeu. Existem sete
evidências bíblicas básicas que provam essa posição.

O RESTO DE ISRAEL EM JUDÁ (II CRÔNICAS)


O
livro de II Crônicas registra diversas vezes que os membros das tribos
do norte imigraram para Judá depois da divisão do reino. Isso ocorreu
logo depois do momento da divisão.

II Crônicas 10:16-17 diz: “Então, Israel se foi às suas
tendas. QUANTO AOS FILHOS DE ISRAEL, PORÉM, QUE HABITAVAM NAS CIDADES
DE JUDÁ, sobre eles reinou Roboão.”

Não poderia ser explicado mais claramente que existiam
membros das tribos israelenses vivendo no território de Judá. II
Crônicas 11:3 declara que Roboão era o rei não apenas de Judá, mas de
TODO o Israel em Judá e Benjamim. II Crônicas 11:16-17 afirma que os
membros de TODAS as tribos de Israel que eram leais a D-us desceram a
Jerusalém e fortaleceram o reino de Judá.

II Crônicas 15:9 nos conta que durante o reavivamento do Rei
Asa existiam “muitos de Israel” que vieram para Judá. II Crônicas 24:5
fala dos membros reunidos de todas as tribos de Israel. II Crônicas
30:21 e 25 fala dos filhos das tribos israelenses que vieram para Judá
durante o tempo do Rei Ezequias. II Crônicas 31:6 fala novamente dos
filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá.

II Crônicas 30:10 faia dos membros das tribos de Efraim,
Manassés, Zehulom e Aser vindo para Jerusalém. II Crônicas 30:18 também
menciona a tribo de Isacar. II Crônicas 34:6 acrescenta a isso membros
de uma lista dc tribos de Simeão e Naftali. II Crônicas 34:9 afirma
claramente que existiam membros de ‘TODO O RESTO DE ISRAEL”, que
estavam vivendo em Jerusalém depois do período de exílio assírio. II
Crônicas 35:3 menciona novamente que existiam membros de “todo o
Israel” que faziam parte de Judá.

EXÍLIO RESTAURADO (ESDRAS E NEEMIAS)


Depois
do exílio babilônico, a nação de Israel foi restaurada sob a liderança
de Esdras e Neemias. Nesses livros encontram-se vastos registros. O
fato de que existiam cuidadosos registros genealógicos prova que não
apenas eram os israelitas do norte parte da restauração, mas também que
mantinham registros de suas famílias e sabiam a que tribo pertenciam.

Esdras 2:2 começa com os registros do “numero dos homens do
povo de ISRAEL”. Esse mesmo capítulo 2 de Esdras declara que o povo
tinha registros genealógicos específicos não apenas com relação à qual
das tribos do norte eles pertenciam, mas também a que família
pertenciam: “provar que as suas famílias e a sua linhagem eram de
Israel.”

Aqueles que possuíam registros, mas não estavam
perfeitamente documentados, eram desqualificados e tinham de esperar
por uma verificação sobrenatural por Urim e Tumim (se eles
aparecessem). Isso prova o quanto meticulosos e bem documentados eram
os registros de famílias em sua maioria (Esdras 2:62-63). Esdras 2:70
fala novamente de “todo” Israel que habitava em Judá depois da
restauração de Esdras e Neemias.

Esdras 6:16 e 21 fala especificamente dos “filhos de Israel
que tinham voltado do exílio”. Esdras 7:7, 9:1, 10:1 e 10:25 fala do
problema que os israelitas tiveram com os casamentos com povos de
outras terras.

Neemias 7:7-73 repete a genealogia das tribos israelitas que
foi registrada em Esdras 2. Neemias 9:2, 11:3 e 11:20 fala do “restante
de Israel em todas as cidades de Judá”. Neemias 13:3 fala de separação
dos gentios, de forma a não haver confusão nos registros genealógicos
de Israel.

O TESTEMUNHO DE ANA (LUCAS 2)


Em Lucas 2:36
a profetisa Ana é relacionada como proveniente da tribo de Aser, uma
das tribos mais ao norte e menos povoada de Israel. Em outras palavras,
temos uma declaração clara no Novo Testamento de que as pessoas que
eram consideradas judias no tempo de Yeshua incluíam pessoas das dez
tribos do norte de Israel, e que elas possuíam documentação genealógica
com respeito a quais tribos pertenciam.

Como poderia a tribo de Aser, por exemplo, estar perdida”
700 anos antes de Yeshua, se Ana conhecia sua descendência de Aser
durante a época do Novo Testamento?

YESHUA E OS APÓSTOLOS

(EVANGELHOS E ATOS)


Yeshua
ministrou por toda a terra de Israel. Levou em conta o povo judeu desse
lugar. Em todos os seus discursos, pressupõe-se que Ele estava falando
a todos os descendentes de Israel. Yeshua nunca mencionou a
possibilidade de haver algum outro grupo ou alguma tribo perdida de
Israel circulando em alguma parte.

Na pregação aos judeus do primeiro século, Yeshua disse que
Ele foi chamado para “procurar as ovelhas perdidas da casa de Israel.”
(Mateus 10:6).

Da mesma forma, os apóstolos se dirigiram às multidões de
judeus no primeiro século, presumindo que eram todos descendentes de
Israel. Em Atos 2:22 Pedro se volta para os “judeus” que viviam em
Jerusalém e se refere a eles como “varões israelitas”. Pedro conclui
seu sermão dirigindo-se à multidão como “toda a casa de Israel” (Atos
2:36). Em outras palavras, aos olhos de Pedro, o povo judeu no primeiro
século incluía todas as tribos de Israel. Pedro manteve essa forma de
abordar as pessoas, como “toda a casa de Israel”, em seus outros
discursos (Atos 3:12, 4:8,4:10,4:27,5:21,5:31,5:35, 10:36).

Paulo também se dirigiu aos judeus do primeiro século como
“varões israelitas”. Continuou a se referir aos judeus como israelitas
em todas suas mensagens (Atos 13:23-24, Atos 21:28, Atos 28:20).

Os doze discípulos eram vistos como futuros líderes para “se
assentarem nas doze tronos para julgar as doze tribos de Israel.”
(Mateus 19:28).

AS DOZE TRIBOS DE TIAGO


A carta de Tiago é endereçada às “doze tribos que se encontram na Dispersão” Tiago 1:1.


Ele
não está se referindo a algumas tribos perdidas, mas ao público de
judeus dispersos que acreditavam em Yeshua no primeiro século. O mesmo
argumento é verdadeiro, conforme observamos a carta aos Hebreus. o
grupo aqui chamado “Hebreus” não era alguma tribo de japoneses ou
nativos americanos, pelo contrário, tratava-se do povo judeu do
primeiro século.

O REMANESCENTE DE ISRAEL (ROMANOS 9-11)


Este
argumento possui importância específica quando observamos as promessas
de restauração do remanescente de Israel, referido no livro de Romanos,
Capítulo 9 a 11. Aqui Paulo expressa sua oração para que os filhos de
Israel sejam salvos (Romanos 9:14, 10:1-4). Esse remanescente a ser
restaurado é o remanescente bíblico de Israel que cumpre as profecias.
Eles são as mesmas pessoas que rejeitaram Yeshua no primeiro século.
Não foi alguma tribo perdida que O rejeitou, porém os judeus que viviam
em Israel naquela ocasião. Paulo declara que D-us não rejeitou o povo
de Israel (Romanos 11:1). Há um remanescente de Israel pela graça
(Romanos 11:5). “O que Israel não conseguiu, a eleição o alcançou.”
(Romanos 11:7). A transgressão de Israel significou a salvação das
nações dos gentios (Romanos 11:11). Seu restabelecimento será a
ressurreição dentre os mortos (Romanos 11:12, 15).

O texto inteiro de Romanos 9-11 apenas faz sentido se
estiver falando a respeito do povo que conhecemos hoje como o povo
judeu. Se alguém pensar que está se referindo aos Mórmons, ou
Testemunhas de Jeová, ou aos Sionistas Cristãos, ou a algum outro grupo
de povo nativo, o significado todo da passagem estará perdido. Esse
ponto de vista irá destruir as promessas de D-us para Israel, o
propósito do evangelismo em Israel, e o significado da reconciliação
entre Israel e a igreja no final dos tempos.

VISÃO DOS CULTOS


Não é uma coincidência que
tantos cultos chegaram à conclusão de que eles sejam de uma das dez
tribos “perdidas” de Israel. Esse ponto de vista está confundindo seus
membros e está incorreto de acordo com as Escrituras. Essa teologia é
perigosa e enganosa à medida que tentamos compreender as profecias da
restauração de Israel, que levam à segunda vinda do Messias Yeshua.

www.tikkunministries.org.
Leo Shofar
Forista Novato




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Localização (Cidade/UF): londrina
Data de inscrição: 14/04/2008





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Re: ENCONTRADAS AS DEZ TRIBOS PERDIDAS
por gabii em Seg 12 Maio 2008 - 20:23

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