Arquivo do blog

BRASIL

BRASIL

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Equador expulsa embaixadora americana por documento do Wikileaks

Equador expulsa embaixadora americana por documento do Wikileaks

Heather Hodges escreveu em telegrama diplomático que líder equatoriano nomeou chefe da polícia sabendo que ele era corrupto

iG São Paulo | 05/04/2011 16:52
Compartilhar:

O Equador anunciou nesta terça-feira a expulsão da embaixadora americana no país por causa de um telegrama diplomático de 2009 divulgado pelo site WikiLeaks e publicado pelo jornal espanhol "El País". No documento, a embaixadora Heather Hodges diz que o presidente equatoriano Rafael Correa nomeou Jaime Hurtado Vaca como chefe de polícia apesar de saber que ele era corrupto.
Na tarde de segunda-feira, Heather foi chamada para dar explicações sobre o caso ao ministro equatoriano das Relações Exteriores, Ricardo Patiño. Durante a conversa, ele teria dito que Correa estava "absolutamente indignado" com a acusação.
Depois, em coletiva de imprensa nesta terça-feira, Patiño disse que a embaixadora não apresentou explicações suficientes, anunciou que ela havia sido declarada "persona non grata" e pediu que ela deixe o país o mais rápido possível. "Esperamos que a decisão não afete as relações cordiais entre os dois países", acrescentou o ministro.
O Departamento de Estado americano considerou a expulsão "injustificável" e lamentou "profundamente" a decisão. "A embaixadora Hodges é uma de nossas diplomatas mais experientes e talentosas", afirmou o governo dos EUA, em comunicado. "Vamos examinar as opções para responder a essa ação do Equador."
No documento diplomático, Heather recomenda que os EUA confisquem o visto americano do chefe da polícia, dizendo que ele usava o cargo para "extorquir dinheiro, facilitar tráfico humano e obstruir investigações sobre colegas corruptos". Ela também escreve que a corrupção na Polícia Nacional do Equador é "conhecida" e "mais pronunciada nos altos níveis de poder".
Heather é a terceira diplomata americana expulsa pelo governo equatoriano desde que Correa chegou ao poder, em 2007. Outros dois países latino-americanos estão atualmente sem embaixadores americanos: Venezuela e Bolívia, cujos líderes, Hugo Chávez e Evo Morales, são aliados do líder do Equador.
Com AP e Ansa

Nenhum comentário:

Postar um comentário