Arquivo do blog

BRASIL

BRASIL

domingo, 24 de abril de 2011

Menina que sangra de qualquer parte do corpo espanta comunidade científica

Mundo  Uma menina da Índia chamada Twinkle Dwivedi, de 13 anos está impressionando os médicos com uma bizarra doença. O corpo dela perde sangue sem que ela se corte, se arranhe ou machuque. Simplesmente o sangua dela sai do nada.

girlwhobleedsxl9 A bizarra menina que sangra sem se machucar
O sangue surge epontaneamente através dos olhos, nariz, couro cabeludo, pescoço, sola dos pés, etc. Em algumas vezes, as condições são tão sinistras que ela acorda praticamente toda recoberta com sangue seco.  Twinkle já precisou fazer transfusões de sangue em função da bizarra condição de saúde.
A família da menina em desespero foi a inúmeros médicos e até em curandeiros, totalmente sem sucesso. Twinkle continua perder sangue do nada.
Os médicos acreditam que a condição da menina pode ser uma versão de uma raríssima doença para o qual não se sabe a cura. Eles apostam que a doença da menina é uma desordem nas plaquetas tipo 2, que afetariam a capacidade do sangue de coagular. O sangue da menina é bem mais claro que o normal, parecendo até um vinho tinto leve e não se encontrou tratamento para encorpar o sangue dela.
Os médicos do India Institute of Medical Sciences em Delhi dizem que o sangue dela é extremamente ralo. O consultor hematologista Dr. Drew Provan do Barts Hospital em Londres examinou o caso e acredita que a menina sofra da doença de Von Willebrand tipo 2. Ele acredita que sua condição médica bizarra não se deve a plaquetopenia, como sugeriram os medicos de Nova Delhi, mas sim a deficiência em uma coisa chamada “fator Willebrand”, que ajuda as plaquetas a aderirem nos vasos sanguíneos. E só um tratamento focado na questão da coagulação do sangue poderia ajudá-la a superar o problema da perda espontânea de sangue.
Porém, os pais da menina em Uttar Pradesh, na Índia, não possuem dinheiro para pagar o tratamento em Londres e a menina continuará na mesma, recebendo periódicas transfusões de sangue para completar o que ela perde espontâneamente.
article106473902d8ccde0wu1 A bizarra menina que sangra sem se machucar
“Quando sangro pela cabeça, sinto minha cabeça ficar muito pesada” ela diz.
“Quando meus olhos sangram eles ficam totalmente vermelhos e também arte quando eu os lavo após o sangramento parar”.
A situação estranha da menina começou quando ela completou 12 anos e então passou a perder sangue entre 5 e 20 vezes ao dia. Pessoalmente, eu imagino que isso tenha a ver com a primeira menstruação da menina e sua respectiva alteração hormonal, dado o período em que o estranho sintoma de perda de sangue começou.
“Era assutador e confuso. Minha roupa da escola ficou toda vermelha de sangue. Ninguém chegava perto de mim ou brincava comigo” ela diz.
“Eu costumava chorar toda vez que isso acontecia, mas agora eu apenas fico queita”.
O povo de Uttar Pradesh, onde ela vive acreditam que ela está amaldiçoada e por isso deve ser “exorcizada” e insultada. Então eles gritam coisas cruéis para ela toda vez que a menina sai na rua.
A menina teve que abandonar os estudos quando sua professora recusou-se a ter uma aluna amaldiçoada  entre seus alunos. Isso obrigou que Twinkle passasse a estudar em casa e raramente visse outra criança.
article106473902d8ccd80ro3 A bizarra menina que sangra sem se machucar
A mãe da menina diz que agora acredita que os médicos da Índia são incompetentes.
“Eu não creio que eles possam ajudá-la”.
A irmã mais velha de Twinkle, Parul de 21 anos, reforça:
“Nós rezamos todos os dias para que os médicos descubram a cura para a perda de sangue da minha irmã”

Nenhum comentário:

Postar um comentário