Arquivo do blog

BRASIL

BRASIL

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Alterações hormonais

Eixo hormônio de crescimento-somatomedina-c
O hormônio de crescimento (GH) é produzido pela glândula hipófise. Sua ação é mediada por peptídeos conhecidos como somatomedinas, dos quais o mais importante no estímulo do crescimento somático é a somatomedina-c, também conhecida como fator de crescimento insulina-símile tipo I (IGF-1) e produzida no fígado, por estímulo do GH. Em crianças desnutridas, apesar dos níveis de GH estarem elevados, a somatomedina-c está reduzida. Este é o motivo pelo qual a criança desnutrida não cresce adequadamente.
Somatomedina-c como marcador do estado nutricional
A dosagem dos níveis sangüíneos de somatomedina-c e de sua proteína carregadora (IGFBP-3) é utilizada como indicador do estado nutricional em crianças desnutridas.
Hormônios Tireoidianos
Na desnutrição, a atividade dos hormônios tireoidianos está diminuída. Tal diminuição é um potente mecanismo de economia de energia.
Metabolismo da glicose e insulina
Hipoglicemia severa é um sinal geralmente encontrado em casos terminais, mas, em geral, os indivíduos desnutridos possuem níveis baixos de glicemia de jejum acompanhados por insulina baixa. É descrito também um certo grau de intolerância à glicose.
Função adrenocortical
O cortisol é o principal hormônio responsável pelo controle do stress no organismo. A fome e as infecções são potentes fatores de stress, por isso os níveis de cortisol estão aumentados nas crianças desnutridas em geral.
Hormônios Reprodutivos

As mudanças que ocorrem na desnutrição são:

  • atraso da menarca (primeira menstruação);
  • atraso no estágio puberal Tanner (Tanner, um pesquisador inglês, definiu cinco estágios de desenvolvimento puberal para ambos os sexos, a partir do desenvolvimento das mamas, pêlos pubianos e tamanho do pênis);
  • atraso no aumento das gonadotrofinas (FSH e LH) na puberdade;
  • em adultos ocorre deficiência da função das gônadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário